Checklist da Manutenção Preventiva

Continue navegando para conferir todos os itens que precisam de atenção máxima na hora da manutenção do seu caminhão ou frota.


Depois, baixe nossa planilha de acompanhamento e garanta economia nas despesas com o bruto ao longo do ano.

Baixar planilha

Conheça as vantagens da Manutenção Preventiva

Uma estratégia de economia em potencial

Sabe por que manutenção preventiva não é gasto, mas sim investimento? Levantamentos apontam que as despesas com o caminhão caem em até 30% quando ela vira rotina do caminhoneiro ou frotista.

E por uma série de motivos.

Continue a leitura!

Redução de custos e acidentes

Imagine o prejuízo de um acidente causado pelo desgaste de uma simples lona do freio, uma peça que custa aproximadamente R$ 100? Além de danos na carga, pode causar vítimas fatais, pagamento de indenizações e desgastes com o cliente.

Melhor desempenho do veículo

Com todas as peças e os sistemas do caminhão em perfeito funcionamento, você garante a máxima potência do motor durante as viagens, evitando atrasos nos fretes e mantendo seus clientes satisfeitos.

Aumenta a longevidade do caminhão ou frota

Este é um benefício evidente, mas muitas vezes ignorado. Assim como qualquer outro veículo, um caminhão que recebe cuidados preventivos tem mais durabilidade de suas peças e pode rodar por mais tempo.

Pensando em tudo isso que preparamos este checklist para facilitar a sua vida na hora de fazer a manutenção do bruto.

Dê uma olhada e fique atento:

De olho no óleo

Se o nível do óleo estiver abaixo do ideal, é hora de trocar. Confira também a viscosidade e se o óleo apresenta borras ou detritos metálicos, pois isso pode indicar problemas mecânicos no motor.

Sistema de freios

Realize a drenagem da água acumulada nos cilindros de ar e a inspeção das lonas ou pastilhas, tambores ou discos e das sapatas do freio. Caso o caminhão possua o sistema ABS, deve ser feito o teste de funcionamento para identificar falhas.

Filtros

Os filtros de óleo, de combustível e de ar do motor são muito importantes na retenção de impurezas dos fluidos que circulam no caminhão e devem ser trocados rigorosamente seguindo as recomendações dos fabricantes, e claro, sempre por produtos originais.

Pneus

Atenção para a superfície do pneu e a profundidade das ranhuras da banda de rodagem! Em caso de irregularidade, o mesmo deve ser trocado na hora. Confira também os índices de calibragem, que variam de acordo com a carga transportada e o perfil do pneu e são fornecidos pelo fabricante. Os estepes também precisam ser verificados e calibrados da mesma forma.

Sistema elétrico

Para permitir o funcionamento correto da direção, lâmpadas e motor, tudo deve estar em perfeita ordem com os alternadores, chicotes, módulos, além é claro, da bateria e da caixa de fusíveis. O prazo de manutenção preventiva de cada um desses componentes deve ser verificado no manual do fabricante.

As paletas do limpador

Elas são fundamentais para garantir a segurança do caminhoneiro em períodos de chuva, pois garantem o seu campo de visão. O desgaste desse componente é muito comum, devido à falta de uso e exposição à radiação solar, ressecando e deformando as bordas das paletas. Por isso, faça um teste e, se preciso, troque-as.


A quinta roda

Comece fazendo a limpeza da graxa antiga e a troca por uma graxa nova. Verifique também se não há folga em seus componentes. Cheque o funcionamento do bloco, da garra de travamento do pino-rei, da barra e do disco de fricção. Lembre-se que a quinta roda está diretamente relacionada com a segurança da carga e do caminhão.

Suspensão

É importante que você cheque todo o sistema: molas, batentes, barra estabilizadora e bandeja. Não se esqueça de fazer a lubrificação dos pinos de suporte e centrais. Com o tempo e as trepidações constantes, pode haver folgas ou danificação das peças. Por isso, fique atento também às partes menores como buchas, parafusos e grampos.

Sistema de refrigeração

O cuidado preventivo mais simples é adicionar o aditivo à água do radiador, no entanto, muitos caminhoneiros ainda se esquecem da importância disso. Aproveite para conferir também as mangueiras e eventuais vazamentos. Rodar vários quilômetros com pouca ou nenhuma água no radiador pode levar o motor a superaquecer.


Cuidados com o baú

No dia a dia de carga e descarga de mercadorias, seja cuidadoso ao embarcar qualquer tipo de carga. O tombamento de materiais com peso considerável pode causar danos à estrutura. Não se esqueça de lavar o baú periodicamente, pois durante a lavagem você poderá perceber furos e vazamentos, de modo a proceder com o conserto rapidamente.

Baixe a nossa planilha para acompanhar melhor a manutenção preventiva de cada item do seu bruto.

Basta preencher os dados que em poucos instantes, você vai recebê-la no seu e-mail.

Seus dados estão protegidos conosco.